The best of Prog rock

Saturday, May 23, 2009

O AMOR DO PEQUENO PRÍNCIPE

Note: This time I´m gonna do something a little bit different. I am posting a test with the text in Portuguese (about the Little Prince) and the comprehension questions that I prepared are in English. Why this?
Well, simply because this is a kind of test that the new ENEM may have next year and the more you practice different styles of tests the better for you.
Milton França.

TEXTO
Enquanto o mundo lembrava em mais 80 milhões de exemplares - e em 160 línguas - o amor entre o principezinho de um planeta distante e a sua rosa, uma outra paixão que perpassava esta história ficou esquecida. Recentemente essa história foi contada em O amor do Pequeno Príncipe. O livro é uma compilação de cartas enviadas pelo autor de O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry a uma mulher por quem se apaixonou logo antes de morrer. O episódio só se tornou público em novembro de 2007, por ocasião da venda de diversos documentos do autor que faziam parte da coleção do Museu de Cartas e Manuscritos, em Paris.
As cartas que o escritor e aviador escreveu à sua amada mostram que muito havia em comum entre o autor e seu personagem. As comparações são feitas pelo próprio Exupéry, que assina suas mensagens ilustradas como O Pequeno Príncipe. A correspondência revela um homem que, assim como seu personagem, é sensível, reflexivo e um pouco deprimido quando está distante do objeto de seu amor.
Dela pouco se sabe. Tudo o que se pôde ter certeza a respeito de sua identidade é que era uma jovem de 23 anos, nascida no leste da França, casada e oficial da Cruz Vermelha. Exupéry a conheceu no trem, em março de 1943, quando ia à cidade de Oran aArgel, na Argélia, a serviço da aeronáutica francesa. Foi amor à primeira vista. Os documentos sugerem que, dessa época até sua morte, eles mantiveram um relacionamento. Mas indicam também que esta foi uma paixão que o fez sofrer.
Em um dos trechos do livro ele até a acusa de matar o Pequeno Príncipe. "Não há Pequeno Príncipe hoje e não haverá nunca mais. O Pequeno Príncipe morreu. Ou então tornou-se muito cético". Hoje as palavras parecem proféticas. Poucos dias depois, em 31 de julho de 1944, o escritor desapareceu a bordo de seu avião no Mediterrâneo. Nunca pôde ver o Pequeno Príncipe publicado em seu país Natal... nem ver sua amada misteriosa novamente.
O livro saiu do acervo museu francês e foi direto para a lista de best-sellers. No Brasil, estava entre os mais vendidos já na primeira semana. O segredo desta volta de sucesso do Pequeno Príncipe (se é que algum dia ele chegou a partir) é o talento inexplicável de Saint-Exupéry, que transbordou de paixão cada linha de sua obra. Um escritor que sabia muito bem uma lição importante que registrou neste novo livro: "Os contos de fada são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: 'era só um conto de fadas...' E a gente sorri de si mesmo. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida."
(Site da Revista Época – Acesso em 18/05/2009 - Adaptado por Milton França)

1. According to the text, which alternative is the correct one?
a) The Little Prince was a great success in France when its author was alive.
b) Saint-Exupéry was not on a plane when he saw that woman for the first time.
c) Saint –Exupéry met his lover three years before his death.
d) There was nothing in common between Saint-Exupéry and the main character of his book.
e) The woman was the one who really killed the Little Prince. That´s why she was arrested.

2. Antoine de Saint-Exupéry:
a) died more than one hundred years ago.
b) never flew a plane in his whole life.
c) wanted to see his book published in his country at Christmas but it was not possible.
d) had an affair with a married woman for many years and only now it was discovered.
e) fell in love the first time he saw that woman.

3. The woman who was Saint-Exupéry´s lover:
a) was French, unlike him.
b) wanted to work for the Red Cross.
c) married him before his death.
d) was a teenager in 1943.
e) had a husband.

4. Saint-Exupéry and the woman´s love affair lasted:
a) less than a year.
b) two years.
c) almost two years.
d) more than a year.
e) until 2007.

5. According to the text, “the author disappeared on board of _____ plane on July 31, 1944”.
a) your
b) her
c) his
d) yours
e) its

6. “The Little Prince” is a book that is a best-seller all over the world. In this sentence, the relative pronoun that could be replaced by:
a) who
b) whom
c) what
d) which
e) whose

7. My niece _________ bought a new edition of The Little Prince.
a) himself
b) myself
c) herself
d) itself
e) yourself

8. The sentence: "There isn´t any Little Prince today" is the same as:
a) There isn´t no Little Prince today.
b) There is some Little Prince today.
c) There is no Little Prince today.
d) Is there any Little Prince today?
e) There isn´t anyone Little Prince today.

9. "Exupéry a conheceu no trem, em março de 1943, quando ia à cidade de Oran aArgel, na Argélia, a serviço da aeronáutica francesa. Foi amor à primeira vista. Os documentos sugerem que, de então até sua morte, eles mantiveram um relacionamento".
By changing this sentence into English, we have:
a) only one regular verb.
b) only one irregular verb.
c) three irregular verbs.
d) four regular verbs.
e) five irregular verbs.

10. Saint-Exupéry was ______ a train when he met that married woman.
a) at
b) in
c) on
d) into
e) from
Post a Comment